Você sabe o que é Glaucoma?
Glaucoma é uma doença crônica do nervo óptico, de caráter progressivo, acompanhada de perda de campo visual e risco de cegueira, caso não diagnosticado e tratado a tempo. Há uma direta relação com a pressão intraocular (PIO), sendo que a maioria dos portadores apresenta uma PIO aumentada.
Quais são os sintomas?
- Existem vários tipos de glaucoma. No glaucoma do ângulo estreito ou fechado ocasionalmente pode apresentar sintomas, como fisgada no olho, olho vermelho, borramento da visão, náuseas, vômitos e percepção de halos coloridos ao redor de luzes. Na maioria dos casos (glaucoma de ângulo aberto), o glaucoma evolui lentamente e sem sintomas. O paciente não percebe ser portador da doença, a não ser em casos mais graves em que há perda da visão avançada.
Quais os fatores de risco para quem não busca tratamento? A perda de visão pode ser irreversível?
- O dano causado pelo glaucoma pode se transformar em cegueira irreversível. Por isso a prevenção ainda é o melhor remédio. Quando o diagnóstico é feito precocemente, há menor grau de lesão do nervo óptico e maior chance de controle da doença. O principal fator de risco é a PIO aumentada, ainda temos a história familiar, idade avançada, raça negra, predisposição genética, usuários de corticóides, miopia e espessura corneana mais fina.
Como é o tratamento?
- O tratamento é feito inicialmente a base de colírios ou laser, podendo ser complementado com comprimidos. O objetivo é reduzir a PIO. Em casos mais avançados é necessário realizar cirurgia, porém a cirurgia não leva a cura do glaucoma. A cirurgia é realizada quando não conseguimos controlar a doença com a terapia medicamentosa ou laser. Para isso é preciso apenas que seu diagnóstico tenha sido feito em tempo adequado, para que sua ação possa ser controlada e não cause maiores problemas ao portador.
Comentários
Postar um comentário