COVID-19: cuidados de higiene e precauções na área dos olhos
Cuidados de higiene e precauções, antes de qualquer manipulação com a área dos olhos
- Essas informações devem chamar a atenção dos pais de crianças que neste período estão ficando maior tempo em casa. Alguns desses tópicos já é de conhecimento de muitos, mas vale lembrá-los:
1) Lavar as mãos com água e sabão: - não usar álcool gel, pois resquícios de álcool, se caírem nos olhos vão causar irritações.
2) Se usarem óculos: - lavar as mãos antes de colocarem e de retirarem os óculos do rosto. Os óculos também devem ser lavados ao serem colocados e retirados do rosto, com água e sabão. Não devem usar o "pano flanelado" que vem na embalagem do óculos para enxugá-los. Enxugar as lentes e hastes dos óculos com um papel descartável macio, sem esfregar as lentes para não riscá-las. Nada próximo do olho pode ser contaminado.
3) Lentes de contato: - devem ser evitadas durante este período de isolamento, pois estão em contato direto com os olhos e por si só já são meios de contaminação. Como os olhos são possíveis meios de contaminação, as lentes devem ser substituídas pelos óculos. Em caso de altas miopias e ou quadro que impeça o uso do óculos e apenas as lentes, os cuidados habituais com os líquidos de esterilização devem ser mantidos, mas acrescentar os cuidados com os estojos que guardam as lentes e com os balcões onde se usa fazer a manipulação com as lentes, ao coloca-las nos olhos. Rotina: - limpar os balcões e pias com água e sabão, ou solução diluída de hipoclorito de sódio e bem enxaguado. Lavar os estojo e mãos com água e sabão e só após lavar e enxaguar bem as mãos, abrir o estojo para apanhar e colocar as lentes nos olhos.
4) Não deixar as crianças com uso abusivo de telas eletrônicas: - o uso abusivo de telas eletrônicas (TV, Computador, Smartphones, Tablets) trazem malefícios a todos, principalmente às crianças e adolescentes.
5) Tomar sol: - crianças envolvidas com dispositivos eletrônicos ficam muito em casa e acabam desenvolvendo deficiência em vitaminas.
Comentários
Postar um comentário